5 cuidados com a gengiva para manter a saúde bucal!

cuidados com a gengiva

Você com certeza cuida muito bem dos seus dentes, mas tem cuidado da sua gengiva também? Para manter a sua saúde bucal em dia e evitar doenças como a gengivite, existem alguns cuidados com a gengiva que devem fazer parte da sua rotina.

Para te ajudar, separamos 5 dicas valiosas que precisam ser incluídas no seu dia a dia. Confira esse post para saber quais são elas!

Por que cuidar da gengiva é tão importante?

Cuidar da sua saúde bucal é importante para o seu corpo como um todo: uma boca saudável contribui para uma boa mastigação, que contribui para uma boa digestão e para uma ótima absorção dos nutrientes.

Isso inclui os cuidados com a gengiva, muitas vezes esquecidos pela maioria das pessoas. É importante lembrar que a falta desses cuidados básicos pode resultar em consequências bem negativas.

Olha só o que a falta de cuidados com a gengiva pode causar:

  • Mau hálito
  • Sangramento na gengiva
  • Gengivite
  • Periodontite
  • Placas bacterianas (responsável por formar cáries e pelas doenças de gengiva que citamos acima)

Quando você não faz o tratamento adequado da gengiva ou desses sintomas, os agravantes podem até levar a uma perda dentária.

Dicas de cuidados com a gengiva

Evitar todas essas consequências é bem fácil: basta incluir no seu dia a dia alguns hábitos simples e nós vamos te ajudar com isso.

Como já falamos no inicio deste artigo, separamos 5 dicas de cuidados com a gengiva que farão toda a diferença para a sua saúde bucal. Anota aí:

1. Escovação correta

Essa é uma dica bem óbvia, mas que muita gente deixa passar na correria do dia a dia, não é mesmo? Por isso vamos reforçar a necessidade da escovação correta dos dentes.

Esse processo é necessário para remover as placas bacterianas, aquelas causadoras das cáries e doenças na gengiva. A boa escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias ao menos três vezes ao dia e precisa incluir dentes, língua e gengivas.

2. Cuidados com a alimentação

Sim, a alimentação também influencia na sua saúde bucal, por isso é importante fazer escolhas saudáveis nas suas refeições. Alguns alimentos podem até ajudar a fortalecer os seus dentes.

Uma dica para combater a gengivite é apostar em alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, o brócolis e o abacaxi. Além disso, é importante beber bastante água.

3. Use o fio dental corretamente

O ideal é utilizar o fio dental ao menos uma vez ao dia: ele ajuda na remoção da placa bacteriana e dos restos alimentares que ficam presos em locais onde a escova não alcança.

4. Evite cigarros

Cigarros ou qualquer outra forma de tabaco pode ter consequências graves para a sua gengiva e para a sua saúde bucal como um todo.

As substâncias que entram em contato com a sua boca podem até causar um câncer, por isso procure sempre evitar esses produtos.

5. Visite seu dentista regularmente

A visita regular ao dentista é essencial para manter a sua saúde bucal: o ideal é ir, pelo menos, de 6 em 6 meses para cuidados básicos, como uma boa limpeza completa.

Além disso, se já estiver com alguns sinais de gengivite, um profissional é essencial para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento para evitar a periodontite.

Gostou dessas dicas? Agora já entendemos a importância dos cuidados com a saúde bucal para manter um sorriso perfeito!

Para conferir outras dicas importantes como essas, acompanhe a nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima