O que fazer quando a criança chupa o dedo? Saiba aqui!

O que fazer quando a criança chupa o dedo

Como tirar o hábito de chupar o dedo? Quando devo remover a chupeta? Quais são os cuidados durante o nascimento dos dentes do bebê? Essas perguntas são muito comuns entre os papais, por isso vamos esclarecer tudo para você não se preocupar!

Para tirar as dúvidas de uma vez por todas, confira os detalhes da entrevista especial concedida pelo Dr. Rodrigo Camargo sobre estes assuntos tão importantes. 

Afinal, o que fazer quando a criança chupa o dedo?

Em mais uma entrevista especial ao canal da consultora materno-infantil Eliana Dias, o Dr. Rodrigo Camargo, cirurgião-dentista, esclareceu as principais dúvidas sobre a chupeta, o nascimento dos primeiros dentes e o hábito de chupar o dedo entre os pequenos. 

Listamos os principais pontos desta conversa sobre a saúde bucal de bebês para você, olha só:

1. Dedo X Chupeta

  • O que fazer quando a criança chupa o dedo?

Dr. Rodrigo esclarece que o hábito de sucção é acontece já dentro da barriga da mãe, mas é preciso tirá-lo assim que o bebê nasce para evitar problemas maiores. 

Em sua entrevista, o cirurgião-dentista deu dicas para remover o hábito. “A mais simples são aquelas meinhas de mão que se coloca para a criança perder aquele impulso de chupar o dedo. Se ela continuar perpetuando essa vontade, entre o dedo e a chupeta, a gente recomenda a chupeta”, indica. 

  • Quando remover a chupeta?

A indicação do Dr. Rodrigo é de que ela aconteça até os 3 anos de idade. Até este momento, o acessório não causa problemas aos pequenos. 

“As deformidades dento alveolares que existem até os 3 anos de idade são totalmente reparadas pela própria biologia. Só de você devolver a função normal, você consegue devolver a forma”, explica o cirurgião-dentista. 

  • Em quais casos a necessidade de intervenção para correção é mais comum?

Quando o uso da chupeta se perpetua até os 7, 8, 9 anos de idade, por exemplo, a necessidade de tratamentos ortodônticos para corrigir os dentes é muito comum. “99% dos casos vão precisar de intervenção para ser corrigido essa deformidade óssea que passou do tempo de correção espontânea”, explica o Dr. Rodrigo. 

2. Nascimento dos dentes

  • Quando nascem os primeiros dentinhos?

Segundo o Dr. Rodrigo, os primeiros dentes a nascer são os incisivos inferiores e costumam aparecer entre os 4 e 6 meses. A indicação é sempre ficar atento a boca do seu filho para identificar possíveis inflamações neste período. 

  • Por que o bebê baba muito neste período?

Junto com o nascimento dos dentes, é comum observar um aumento da baba nos pequenos, mas o Dr. Rodrigo explica que a relação não é necessariamente com a erupção dos dentes e sim com a alta demanda salivar.

“Nessa época, a criança  tem a maturação das suas glândulas salivares e o volume de saliva na boca dessa criança é muito grande. Ela não sabe ainda o que fazer com essa saliva, por isso ela baba”, explica o cirurgião-dentista. A indicação é sempre higienizar a boca do bebê, limpando a baba para evitar dermatites. 

 

  • Quais cuidados devo ter?

O Dr. Rodrigo explica que a atenção neste período deve se voltar aos cistos de erupção desses dentes. “7 a 10% desses cistos causados pela erupção dos dentes não conseguem romper a mucosa sozinho e forma até hematomas. Aí sim pode inflamar, infeccionar e a criança pode vir a ter febre”, esclarece.

Nestes casos, é importante consultar um odontopediatra para analisar a necessidade de uma intervenção para facilitar a erupção do dente. 

Gostou das dicas? Tem muito mais no vídeo completo, que você pode assistir logo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima